domingo, 12 de setembro de 2010

Orçamento de Capital

Orçamento de capital é uma tomada de decisão sobre um projeto ser ou não merecedor de implementação. O orçamento de capital está basicamente relacionado com a justificativa das despesas de capital.

Ao se deparar com fontes limitadas de capital, a administração financeira deve decidir com cuidado se um projeto é ou não economicamente aceitável. Em caso de haver mais de um projeto, a administração deve identificar os projetos que mais contribuirão para o lucro, em conseqüência, ao valor (ou riqueza) da empresa.


Em orçamento de capital não há projetos livres de risco. Os fluxos de caixa futuros de um projeto, inesperadamente podem aumentar ou diminuir. As taxas pelo qual os futuros fluxos de caixa foram investidos podem não permanecer a mesma. Existem inúmeros fatores que pode reduzir os fluxos de caixa esperados (dois pontos) perda da participação no mercado, aumento no custo dos produtos vendidos, novas regulamentações ambientais, aumento no custo de financiamento. Como sempre há risco no orçamento de capital, a principal tarefa dos analistas de investimento é selecionar projetos sob condições de risco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário