domingo, 12 de setembro de 2010

MOTIVAÇÃO


Embora diferentes teorias sobre motivação tenham apresentado diferentes enfoques científicos a respeito das características e do processo em que ela ocorre, há considerações gerais que podem caracterizar-se como sintomas capazes de distingui-la de outros tipos de funções próprias do comportamento humano.                                                                                                                                                         
                                                                                                                                           Tomando, por exemplo, a origem etimológica do termo, descobre-se que ela explica aquilo que é básico e mais geral sobre o assunto. Motivação deriva originalmente da palavra encerra a noção de dinâmica ou de ação que é a principal tônica dessa função particular da vida psíquica.
                                                                                                                                                        O caráter motivacional do psiquismo humano abrange, portanto, os diferentes aspectos são inerentes ao processo, por meio do qual o comportamento das pessoas pode ser ativado. Diz Bergamini, em seu livro Motivação nas organizações, 1997.
 
Segundo Gilclér Regina, em seu artigo, A insatisfação move a humanidade! (2007). A motivação do ser humano é tudo aquilo que ele quer ou deseja na vida, portanto motivação não é satisfação, pois esta é tudo aquilo que você já conseguiu. Quem move o mundo são os insatisfeitos. No mês seguinte ao aumento de salário a produtividade normalmente cai. O aumento, isto é, a satisfação obtida relaxa a equipe. É claro que é preciso dar os aumentos, mas estes devem vir acompanhados de novas metas e desafios, caso contrário, é descer no gráfico mesmo.                                                                                                                    

A motivação precede a satisfação, ela é essencial para a vida. As pessoas saem de casa motivadas e podem ficar desmotivadas ao longo do dia. Então, de onde vem a motivação? E quando bate o desânimo ou o medo e os problemas começam a surgir, como manter a motivação? Na verdade todos temos problemas, o segredo é encará-los como oportunidades, como desafios a serem vencidos. Quando não tivermos mais problemas não teremos mais motivação, isto é, algo a conquistar. O problema não é o problema, mas a atitude que temos diante dele, isto sim, fará a diferença!

Nenhum comentário:

Postar um comentário