sábado, 11 de setembro de 2010

Evolução do Conceito de Qualidade

A qualidade atualmente não é mais um diferencial das empresas na hora de ofertar produtos e serviços, mas sim uma condição de preexistência da organização.

E essa busca por qualidade vem desde por volta de 2150 a.C., com o Código de Hamurabi, que já demonstrava uma preocupação com a durabilidade das habitações na época. Os fenícios amputavam a mão do fabricante dos produtos que não atendessem as especificações governamentais, com perfeição. Já os romanos desenvolveram técnicas de pesquisa sofisticadas para a época, com o intuito de controlar as terras rurais incorporadas ao império, com padrões de qualidade, métodos de medição e ferramentas especificas. E na França durante o reinado de Luiz XIV, detalhavam-se critérios para escolha de fornecedores e instrumentos para supervisão do processo de fabricação de embarcações.

A evolução da qualidade tem três grandes Eras. Era da inspeção, Era do Controle Estatístico e Era da Qualidade Total.

• ERA DA INSPEÇÃO
o Produtos são verificados um a um;
o Clientes participam da inspeção.


• ERA DO CONTROLE ESTATÍSTICO
o Produtos são verificados por amostragem;
o Departamento especializado faz inspeção da qualidade;
o Ênfase na localização de defeitos.


• ERA DA QUALIDADE TOTAL
o Processo produtivo é controlado;
o Toda empresa é responsável;
o Ênfase na prevenção de defeitos;
o Qualidade assegurada.

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