domingo, 5 de setembro de 2010

COMPOSTO DE MARKETING

O composto de marketing (mix de marketing) surgiu na década de 50, com a proposta de criar, comunicar e entregar valor aos consumidores, assim agregar mais qualidades aos produtos e serviços, tornando mais atraente. Os elementos do mix de marketing são classificados em Produto, Preço, Praça (ou ponto-de-venda) e Promoção.


Os 4Ps são utilizados para obter informações sobre o mercado, levando em consideração que tudo é importante, todas as informações são relevantes, para se atingir da melhor forma os objetivos do marketing, de acordo com o que cada P define.

• Produto: Representa a personificação dos desejos e necessidades demandadas pelos consumidores. Envolvendo características como a marca, embalagens, garantias, etc. Deve-se prever uma demanda dos produtos e serviços que abasteça todo o mercado alvo.


• Preço: Dar o valor monetário a ser cobrado pelo produto ou serviço, também diz respeito às condições de venda, como prazos, formas de pagamento, financiamentos, ao determinar o preço tem que se haver uma comparação com o valor dos produtos e serviços similares já existentes, para estabelecer um preço justo e competitivo.

• Praça: refere-se a forma de distribuição dos produtos ou serviços, os canais que serão utilizados, a logística aplicada, a quantidade dos estoques, e em quais pontos-de-venda os produtos e serviços serão comercializados.

• Promoção: são os canais pelo qual o produto ou serviço será oferecido ao mercado, à comunicação com os clientes, como será a atuação da força de vendas, todas as formas de informação que a empresa passa sobre os produtos e serviços para o mercado alvo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário