sábado, 2 de outubro de 2010

4P's DO MARKETING

PRODUTO                   
                                                                                                      
É o que se oferta aos clientes para satisfazer suas necessidades e desejos, podendo ser um bem tangível (roupas, livros, perfumes, etc.) ou um bem intangível (show, férias em um hotel de luxo, etc.).

·      Variedade de produtos. A escolha dos produtos ou serviços que se vão comercializar pode satisfazer, ou não, os clientes. O comerciante/revendedor pode optar por produtos que ainda não são reconhecidos no mercado ou utilizar de marcas conhecidas, de aceitação garantida. Em um desafio com a concorrência há varias estratégias de ataque e em relação a variedade de produtos tem-se a tática da proliferação do produto.

Proliferação do produto: a empresa desafiante pode atacar a líder de mercado lançando uma variedade mais ampla de produtos, de maneira a oferecer mais opções de escolha aos compradores. A Baskin-Robbins conseguiu crescer no mercado de sorvete ao oferecer 31 sabores a mais do que seus concorrentes expressivos (KOTLER, 2007, p. 266).

·      Nome de marca. “A identificação da marca é mais abrangente do que apenas um nome, uma vez que pode ser representado por um símbolo, desenho ou termo” (LAS CASAS, 2008, p. 261). Escolher uma marca para os produtos e serviços é igual a pensar no nome para um filho. As marcas devem ser sinônimo de qualidade, atributos diferenciados e desejados pelos consumidores. Isso exige uma análise profunda do produto ou serviço e do mercado-alvo que se vai conquistar, pois tornar uma marca conhecida requer investimentos em propaganda, promoção, ações de relacionamento com a mídia e o púbico-alvo.
·      Embalagem. A embalagem envolve e protege o produto, além de ser uma ferramenta de comunicação poderosa. Existem cinco atributos essenciais pertinentes as embalagens: identificação, conteúdo e proteção, conveniência, apelo ao consumidor e economia.
Com o desenvolvimento dos auto-serviços, as embalagens ganharam importância para vendas, tornando-se praticamente em vendedor silencioso das empresas. Com o aumento da concorrência, as embalagens passaram a ser consideradas como diferenciais de produtos (LAS CASAS, 2008, p. 263).



PREÇO                                                                                                                                

É o que se é cobrado pelo produto ou serviço, sendo o único componente do mix de marketing que gera receita, determinando como um dos elementos principais a participação de mercado de uma empresa e de sua rentabilidade.

·      Preço de lista. O preço de lista é definido como, preço citado normalmente aos compradores potenciais. É o preço básico oferecido aos consumidores em perspectiva, contudo em muitos exemplos o preço alistado poderia aumentar ou diminuir enquanto os consumidores selecionam suas compras.
O preço é o elemento do mix de marketing que produz receita; os demais produzem custos. Ele também é um dos elementos mais flexíveis: pode ser alterado com rapidez, ao contrario das características de produtos e dos compromissos com canais de distribuição (KOTLER, 2007, p. 476).

·      Descontos. Os consumidores estão mais conscientes e exigentes na hora de negociar o preço final de suas compras. É necessário para as empresas que se adote uma política de descontos para que não haja redução nos níveis de faturamento. Os descontos podem ser concedidos em caso de grandes quantidades do pedido. “Para estimular os pagamentos em dia, é possível ter descontos para pagamento dentro do prazo ou para pagamentos antecipados” (LAS CASAS, 2008, p. 370). E para compras com pagamento a vista. 
·      Prazos de pagamento. O prazo de pagamento diz respeito ao numero de parcelas que o valor do produto ou serviço vai poder ser dividido, o revendedor deve informar o percentual de juros a ser aplicado sobre o preço da tabela de vendas. Oferecer longos prazos de pagamento é uma forma de conquistar os clientes e finalizar as vendas.


 PRAÇA                        
                                                                                                       
É o ponto-de-venda que comunica os fabricantes ao consumidor final, realizando assim uma das tarefas do marketing que consiste na distribuição dos produtos ou serviços, em um local acessível onde o cliente possa comprar no momento que desejar.
·      Locais. A localização pode representar variação no volume de negócios, determinando o sucesso ou o fracasso do empreendimento. Os fatores que influenciam o bom desenvolvimento dos negócios são a proximidade com o público-alvo, facilidade de acesso por meios de transportes coletivos, o local deve ser considerado seguro, analisar os principais concorrentes que estão na mesma área.
Os varejistas podem avaliar a eficácia de vendas de uma loja especifica, examinando quatro indicadores: (1) o número de pessoas que passam pelo local em um dia normal, (2) a porcentagem dessas pessoas que entram na loja, (3) a porcentagem dessas pessoas que entram e fazer compras, e (4) a quantidade média gasta por compra (KOTLER, 2007, p. 550).

·      Estoque. A principal consideração quanto ao estoque diz respeito aos seus níveis e a quando se deve fazer novos pedidos, para que não ocorra excesso ou falta, pois se o estoque é baixo, há uma perda nas vendas e se há mercadoria sobrando a empresa aumenta seus custos com a manutenção. O essencial é manter o equilíbrio entre estoque e demanda.
·      Transporte.
Os aspectos que devem ser analisados nessa decisão são principalmente tempo de entrega, confiança na organização, capacidade, disponibilidade, possibilidade de acompanhamento, além dos analisados como o tipo de produto a ser transportado e os custos (LAS CASAS, 2008, p. 328).


PROMOÇÃO                        

É o fator responsável pela parte promocional dos produtos ou serviços, podendo ser feita através da televisão, panfletos, internet, etc.

·      Propaganda. A propaganda é a forma mais abrangente de comunicar-se com o público-alvo, pois são utilizadas mídias de massa como radio, TV, jornal, outdoors, internet, tendo como função, divulgar o produto, informar e convencer os consumidores. Podendo ser vinculada em nível local, regional e nacional, sendo assim os profissionais de marketing investem muito alto para alcança os objetivos desejados.
A propaganda pode ser utilizada para desenvolver uma imagem duradoura para um produto (os anúncios da Coca-Cola) ou para estimular vendas rápidas (um anúncio da Sears de uma liquidação de fim de semana) (KOTLER, 2008, p. 556).

·      Marketing direto. Sob o enfoque do marketing um a um, as empresas devem repensar suas estratégias, a fim de ter condições de estar competindo para conquistar um cliente por vez, ou seja, vender um único produto a grande número de consumidores não devera ser o foco, mas sim estar tentando vender grande número de produtos a um único consumidor durante longo período de tempo e com linhas de produtos diferentes. Como encantá-lo, seduzi-lo e fidelizá-lo é o grande foco do marketing (GIULIANI, 2003, p. 251).
·      Força de vendas. A força de vendas atua com os clientes atuais e também prospectam novos clientes, os vendedores devem ser selecionados de acordo com o perfil de empresa e dos produtos e serviços a serem comercializados. A venda direta autônoma é uma forma que está sendo bastante utilizada pelas empresas, pois está gerando altas margens de lucro, onde a empresa entra com o material gráfico (catálogos, folhetos, etc.) e os produtos e o revendedor se alto gerencia e executa as vendas.
Os vendedores podem ser considerados como instrutores de treinamento em muitos casos, pois explicam e ensinam aspectos dos serviços oferecidos. Auxiliam em varias etapas no processo de decisão de compras, esclarecendo diferenças entre os vários serviços oferecidos, motivando para a marca que representa etc (LAS CASAS, 2008, p. 296)    

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