domingo, 17 de outubro de 2010

PRINCIPAIS TIPOS DE VAREJISTAS

Lojas de especialidade: linha restrita de produtos. Ex: Officina da Moda.
Lojas de departamento: varias linhas de produtos. Ex: C&A
Supermercados: auto-serviço, projetados para atender a todas as necessidades de alimentação, higiene e limpeza domestica, etc. Ex: Hiper Bompreço.
Loja de conveniência: funcionam em horários prolongados sete dias por semana e exibem uma linha limitada de produtos de conveniência de alta rotatividade. Ex:
Loja de descontos: possui mercadorias padrão vendidas a preços mias baixo. Ex: Loja de 1,99.
Varejista off-prince (de liquidação): possui sobras de mercadorias, pontas de estoque e produtos com defeitos vendidos a preços inferiores aos de varejo.
Superloja: oferece o que os consumidores costumam comprar, alem de serviços como lavanderia, lavagem a seco, concerto de sapatos e pagamentos de contas.
Showroom de vendas por catálogo: ampla seleção de mercadorias de preço elevado, alta rotatividade e marcas vendidas com descontos.


O comercio varejista feito em lojas, representa 97% do comercio, mas em contra partida o ‘varejo sem loja’ tem crescido mais rapidamente, e é dividido em quatro categorias.
1. Venda direta; é uma atividade que gera 9 bilhões de dólares, com mais de 600 empresas vendendo de porta em porta ou em reuniões domiciliares. Ex: avon e tupperwere.
2. Marketing direto; origens na mala direta e no marketing por catalogo, incluindo o tele marketing, o marketing televisivo de resposta direta e compras eletrônicas.
3. Venda automática; as maquinas de venda automática são encontradas em fabricas, escritórios, grandes lojas de varejo e em outros lugares. O Japão conta com o maior numero de maquinas de venda por pessoa – só da Coca-Cola são de 1 milhão com vendas anuais de 50 bilhões.
4. Serviços de compras; é um varejo sem loja que atende a uma clientela especifica geralmente funcionários de grandes organizações, a qual, ao se associar a ele obtém o direito de comprar de uma lista de varejistas que oferecem descontos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário