ORIGEM
Teve início com Henri Fayol (1841-1925), engenheiro francês que, ao contrário
de Taylor, procurou dar uma visão sintética, global e universal à Administração.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA TEORIA CLÁSSICA
De acordo com Fayol, a administração é uma atividade comum a todos os empreendimentos humanos (família, negócios, governo) que sempre exigem algum grau de planejamento, organização, comando, coordenação e controle. Portanto, todos deveriam estudá-la, o que exigiria uma teoria geral da administração que pudesse ser ensinada. Para responder a essa necessidade, Fayol criou e divulgou sua própria teoria, a qual começa por dividir a empresa em seis atividades ou funções distintas”.
1. Técnica (produção de bens ou de serviços);
2. Comercial (compra, venda e troca);
3. Financeira (procura e gerência de capitais);
4. De segurança (proteção e preservação dos bens e das pessoas);
5. Contábil (inventários, registros, balanços, custos e estatísticas);
6. Administrativa (planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar). Para Fayol, as funções administrativas coordenam e sincronizam as demais funções da empresa, pairando sempre acima delas.
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